top of page

A dor de não ter o controle de tudo

  • Foto do escritor: Casa Integrar
    Casa Integrar
  • 9 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Por Fernanda Pedroza




Para uma pessoa controladora não ter controle dói, é desesperador. O controle pode ser consequência de diversas vivências de uma pessoa. Em qualquer situação, o controle pode se tornar prejudicial quando faz com que a pessoa deixe de relaxar. O controle excessivo abre caminho para ansiedade e tensão, a pessoa fica hipervigilante, atenta a qualquer coisa que saia de seu controle. Vira um traço obsessivo.


Como eu disse, uma pessoa se torna controladora de acordo com as suas vivências, sendo assim, o meio em que a mesma vive faz toda a diferença. Tive uma paciente, Denise (nome fictício) que vivia em um meio extremamente opressor quando criança. Durante sua infância, foi entendendo que, de alguma forma, a culpa de tudo era sua. Conforme foi crescendo, resolveu isso de maneira simples para a maturidade que tinha: “se a culpa é minha, eu posso mudar e não terei mais culpa.” Simples e prático, não é mesmo? Acontece que ela se colocou em uma emboscada sem saber. Quanto mais ela achava que era a única responsável pelo o que acontecia, mais ela ficava atenta para não falhar e, assim, não sentir mais culpa. Porém a responsabilidade não era só dela, ela não tinha o controle do meio, das pessoas, em sua volta. Por mais que ela buscasse N maneiras diferentes de resolver alguma situação, ela sempre falhava. Não temos como responsabilizar a pequena Denise por agir da maneira em que podia com sua pouca idade. Ela fez o melhor que pôde. Agora enquanto adulta, precisou visitar seu passado para entender o porquê de seu comportamento controlador.


O controle para Denise serve como estratégia de não sentir culpa. Uma estratégia falha, verdade. Mas ela precisou se conscientizar disso. E você? Se acha uma pessoa controladora? Sabe o porquê de ser assim?

Gostou do texto?

Para ler meu texto “Mulher, respira, você não tem que fazer tudo!” clique aqui.

Para saber mais sobre Fernanda Pedroza, clique aqui.


Comments


Atendimento Online de qualquer lugar do mundo

 

© 2024 por Casa Integrar - Todos os direitos reservados

bottom of page