top of page

Fazer terapia é um ato de coragem

  • Foto do escritor: Casa Integrar
    Casa Integrar
  • 7 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Por Fernanda Pedroza






O processo terapêutico é um processo. É necessário enfatizar p-r-o-c-e-s-s-o, pois normalmente quem chega para psicoterapia está em um momento ruim, e muitas vezes vê na psicoterapia, a esperança, a última tentativa. E aí entender que é um processo faz com que imediatamente nos demos conta de que precisamos de tempo. Tempo para sentir, tempo para elaborar, tempo para decidir, tempo para agir. Esse tempo não é determinado no início, pois depende de cada paciente. Já tive pacientes de 5 meses e de 3 anos, pode demorar mais ou pode demorar menos. A beleza da Psicologia, para mim, está em justamente não permitir perder a subjetividade de cada indivíduo que entra em meu consultório.

O processo terapêutico do meu ponto de vista é algo lindo, mas muitas vezes doloroso. Durante o processo alguém estranho se permite dividir seus maiores medos e angústias a outro totalmente estranho. O que requer muita coragem. Juntos percorrem os desafios e questionamentos trazidos constantemente para o consultório. Semana após semana saem fortalecidos, mas muitas vezes acontecem também as recaídas a serem superadas. Não é fácil enfrentar os próprios medos. Muitas vezes é necessário aprender a ‘pegar-se no colo’, ter compaixão por si, parar de apontar o dedo para si mesma.

Na Psicologia existem diversas abordagens, para as Terapias Cognitivos Comportamentais o trabalho é feito com o objetivo de chegar a alta terapêutica. A alta acontece quando paciente e terapeuta percebem que os objetivos da terapia foram alcançados e/ou que o paciente tem ferramentas e autonomia necessária para continuar enfrentando seus medos sozinho.

Gostou do texto?

Para ler meu próximo texto ‘Tá nervosa? Respira!’. Clique aqui.

Para saber mais sobre Fernanda Pedroza, clique aqui.

Atendimento Online de qualquer lugar do mundo

 

© 2024 por Casa Integrar - Todos os direitos reservados

bottom of page